Jesus oração pelos leigos, por onde começar, como realizar

Pin
Send
Share
Send

Na religião ortodoxa há um grande número de orações e acatistas, lidos em uma variedade de situações da vida. Mas a oração de Jesus ocupa um lugar especial entre eles. Ela é pronunciada, querendo obter a misericórdia do Criador através de seu Filho. Ler a oração de Jesus deve estar de acordo com as regras, que não podem ser negligenciadas.

Um pouco de história

Um cristão que se considera um crente ortodoxo deve conhecer o texto da oração de Jesus de cor. Existe em diferentes variações, mas sua essência permanece inalterada. Um fato interessante: ao longo da história, o mencionado livro de orações adquiriu uma aura mística, que nem sempre o coloca em uma luz positiva. Onde estão essas misteriosas superstições sobre qual é a oração de jesus e como funciona é difícil dizer. Mas o estudo das crônicas revela fatos curiosos.

A história do texto de oração remonta ao século XVII. Mais uma vez, o Grande Conselho de Moscou, cujo objetivo era o julgamento do Patriarca Nikon, que adotou reformas que levaram à formação de Antigos Crentes na Rússia. Ao mesmo tempo, os participantes do Conselho adotaram uma carta sobre como pronunciar corretamente a oração de Jesus. Daquele momento em diante, chamar Cristo de "Filho de Deus" foi proibido.: a variante aceita estabeleceu a única norma - "Nosso Deus". O texto estabelecido da oração de Jesus foi declarado canônico, mas hoje é considerado uma variante da oração do coletor de impostos. A diferença está na seguinte linha:

"Deus, seja misericordioso comigo, um pecador."

Quais foram as contradições? A principal controvérsia surgiu por causa de uma parte separada dos hereges que não reconheciam Jesus como Deus. Eles o chamavam exclusivamente de "Filho de Deus", que não aprova os cânones da Igreja Ortodoxa.

No processo de oração, nos comunicamos com o Céu, pedimos misericórdia a ele ou agradecemos. A Oração de Jesus é um meio de apelar para a graça daquele que libertou a humanidade dos pecados.assumindo-os. Mas existe a crença de que a pronúncia da oração pelos leigos não é bem-vinda, já que se destina apenas aos ministros da igreja. O bispo Ignatius (1807 - 1867) refutou essa visão. Ele mencionou as palavras do apóstolo Paulo, que ensinou que as orações são um apelo tanto para os monásticos quanto para os simples crentes.

Os líderes religiosos apontam algumas das dificuldades que acompanham os momentos em que a oração de Jesus é lida: como rezar para não cair no pecado do auto-engano? A igreja alega que quando proferindo palavras sagradas, você deve ter total humildade e mostre mansidão, o mais alto possível. Mas você não pode abandonar o livro de orações completamente, senão você roubará de si mesmo a chance de ter comunhão com o básico da realização espiritual.

Variações da Oração de Jesus

Acredita-se que a oração de Jesus deve ser contada como Hesicasmo - o antigo fluxo místicobaseado na tradição de práticas ascéticas. Foi nesta seção que ela foi representada pelo Optina Elder Varsonofy.

Ele destacou 4 níveis na estrutura da oração de Jesus:

  1. Oral - assumiu uma concentração completa de uma pessoa em um feito de oração;
  2. Coração inteligente - o constante processo de revisão, sem interrupção;
  3. Criativo - não está sujeito à maioria, pois envolve a passagem de um caminho espiritual especial, do qual apenas alguns são capazes;
  4. Alta oração - esta fase é alcançável apenas pelos anjos e pelo reverendo dentre as pessoas.

De acordo com Varsonofy, a superação de todos os passos da oração de Jesus implicava a rejeição de todas as bênçãos terrenas e a completa imersão na vida espiritual celestial.

Este texto religioso tem várias opções. Como já mencionado, isso se deve ao veredicto oficial da Catedral da Grande Moscou e às mudanças subsequentes ao longo do tempo. As principais diferenças são observadas na questão de como pronunciar os nomes do Senhor, a Mãe de Deus e como formular uma petição.

Variantes de pronunciar o nome do Senhor:

  • Senhor Jesus Cristo;
  • Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus;
  • Jesus Cristo;
  • Jesus Cristo, o Filho de Deus;
  • Senhor Jesus Cristo, o Filho e a Palavra de Deus;
  • Jesus Cristo, o Filho e a Palavra de Deus;
  • Jesus, o Filho de Deus;
  • Jesus, o Filho e a Palavra de Deus.

Tipos de texto para o pedido:

  • Tem piedade de mim;
  • Me salve;
  • Tem piedade de mim pecador;
  • Tem piedade do meu pecador;
  • Tem misericórdia de nós;
  • Seja mui gracioso para comigo, muitos pecadores;
  • Entregue de tal e tal (para chamar a paixão) paixão;
  • Protege do inimigo visível e invisível;
  • Protege-me dos demônios;
  • Salve das redes e artimanhas dos demônios;
  • Ajuda nisso (especificamente);
  • Cure minha alma, etc.

Como pode ser mencionado a Virgem:

  • Tem piedade da Virgem Maria;
  • Oração pela Virgem, tem piedade de mim;
  • Virgem pela minha misericórdia.

Não é recomendável mencionar a palavra “perdoar” frequentemente: o próprio livro de orações é o perdão para a remissão de pecados. Uma curta oração de Jesus é difundida entre os crentes O texto em russo consiste em apenas duas palavras: "Senhor, tenha misericórdia". Ele é lido em qualquer situação da vida, mas não é capaz de substituir uma oração completa.

Como rezar os leigos?

O que o crente ortodoxo deve saber sobre essa oração em primeiro lugar?

Para começar, você deve tomá-lo com o coração e não percebê-lo como um tipo de segredo místico ou prática ocultista. Se você quiser que uma oração seja eficaz, leia-a quando estiver em extrema necessidade, mas não a use para propósitos mágicos (por exemplo, remover o mau olhado ou estragar). A Igreja percebe negativamente tais rituais, já que aquele que os conduz lança assim dúvidas sobre o poder de Deus na defesa de todas as coisas.

A condição mais importante é abrir a alma e ler o texto da oração com plena consciência de cada palavra.

É curto o suficiente, então aprenda de cor a orar a qualquer momento em uma oportunidade adequada. A leitura do livro de orações sugere que uma pessoa conhece seu propósito.

São Teófanes (Recluso de Vyshensky) desenvolveu um conjunto de regras para a oração de Jesus.:

  • A força principal não está no texto, mas em que espírito espiritual é lido, se o crente está em tremor religioso adequado diante do Senhor;
  • Voltando-se para o Salvador, lembre-se de que sua imagem é inseparável da Santíssima Trindade;
  • Repetir palavras mecanicamente é fazer um trabalho desperdiçado. Em primeiro lugar, deveria ser um pensamento;
  • Não mencione o nome de Deus em vão sem necessidade: a repetição frequente entorpece o temor de Deus, e é por isso que um crente se priva da salvação;
  • Ler uma oração corretamente é fazê-la tão naturalmente quanto possível, conectando-a à respiração.

Teófanes também disse: "Comece pequeno: depois de cada oração matutina e vespertina, se nada o impedir, diga:" Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tenha misericórdia de mim pecaminoso (a oração é totalmente dada abaixo, sem abreviaturas). "

Texto de oração de Jesus

Na vida de cada pessoa, independentemente de quão forte é sua fé, chega um momento de desespero. Alguém envia essa experiência como uma bênção, outros a consideram um sinal de mudança séria. Seja qual for o motivo, sem ajuda de cima, não é fácil sobreviver aos momentos de desespero.

A Oração de Jesus, cujo texto é dado abaixo, torna possível apelar para a condescendência da misericórdia daquele que é realmente capaz disso:

"Senhor Jesus Cristo, Filho e Palavra de Deus, orações pelo mais puro de sua mãe, tem piedade de mim, um pecador. Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem misericórdia de mim, um pecador. Senhor Jesus Cristo, tem misericórdia de mim. Senhor, tem misericórdia."

Para proteger contra influências negativas, uma versão estendida é lida (não pode ser considerada canônica):

"Filho de Deus, Senhor Jesus Cristo! Protege-me com santos anjos, santos ajudantes, orações da Virgem Mãe de todos, Cruz que me dá vida. Protege-me com o poder de São Miguel e dos santos profetas, João o Divino, Cipriano, São Nicolau e Sérgio. Livra-me servo de Deus nome) das maldosas difamações, da feitiçaria e do mal, do mal ao ridículo e feitiçaria, para causar o mal que ninguém poderia Com a luz do teu esplendor, ó Senhor, salva-me de manhã, à tarde e à tarde Pelo poder da graça afastai tudo de mim, Remove a maldade do diabo . Aquele que fez o mal para mim, assistiu com inveja, desejou coisas ruins, Deixe Tom voltar, se afastar de mim famosamente. Amém! "

Uma pessoa batizada também pode fazer uma oração a Jesus pedindo cura:

"Ó Senhor, nosso Criador, peço sua ajuda, conceda plena recuperação ao servo de Deus (nome), lave o sangue de seus raios com seus próprios raios. Somente com Sua ajuda a cura virá a ela. Pelo poder do milagre, toque nela e abençoe toda a sua tão esperada salvação, cura , dê-lhe saúde corporal, sua alma - abençoada facilidade, seu coração - seu bálsamo divino A dor desaparecerá para sempre e sua força retornará, suas feridas se curarão e sua santa ajuda virá Seus raios do céu azul a alcançarão, darão a ela forte proteção, abençoe n e para livramento de suas doenças, eles fortalecerão sua fé. Que minhas palavras ouçam meu Senhor. Glória a Ti. Amém. "

Converse com seu confessor antes de ler a oração. Ele vai explicar como pronunciá-lo corretamente, para não cair na beleza e cometer um pecado grave. Melhor pedir bênçãos: o apoio é muito importante, pois a oração de Jesus é um grande feito espiritual.

Pin
Send
Share
Send