A essência do Natal - por que Cristo nasceu? Como dizer às crianças sobre a essência do Natal, as tradições do Natal e a história bíblica

Pin
Send
Share
Send

O misterioso, próximo a cada um de nós, alegre festa da Natividade de Cristo é um dos eventos mais importantes do mundo cristão. É comemorado especialmente solenemente. Árvores de Natal, decorações, presentes, ganso de Natal em cima da mesa - os principais atributos do feriado.

Quantos de nós pensam sobre a essência do Natal? Quantos contam uma maravilhosa história de Natal para as crianças? Ou, a cada ano, pela inércia, vestimos um abeto, damos presentes a pessoas queridas e comemos, comemos?

História bíblica - a melhor ilustração da essência do Natal

Quase todas as pessoas já leram a história registrada nas páginas da Bíblia sobre o nascimento de Jesus Cristo. O evangelista Lucas, inspirado pelo Espírito Santo, conta como um anjo apareceu à virgem Maria, que estava noiva de José, e disse as palavras que a perfuraram no coração: “Alegrai-vos, benevolência! O Senhor está com você! ”E então o anjo de Deus proclama para ela a grande notícia de que ela dará à luz ao Filho e O chamará o nome de Jesus, e Ele será o Salvador do mundo.

Eu acho que Mary estava com muito medo dessas palavras. Afinal, ela estava noiva e ainda não conhecia o marido. Mas o ministro de Deus disse a ela que o que nasceria seria do Espírito Santo. De fato, Maria teve que aceitar as palavras de um anjo pela fé e apressou-se a compartilhá-las com José.

No Evangelho de Mateus (1 capítulo 18 verso) É claramente afirmado que antes de se combinarem, descobriu-se que Maria tinha no ventre do Espírito Santo. Em outras palavras, Mary estava em um dilema. Houve uma conversa com Joseph e muito dependeu de sua reação.

Por lei, uma mulher que foi fornicação foi punida com a morte. E se José descartasse o rumor sobre a noiva, sendo movido por um orgulho ferido, Mary simplesmente seria apedrejada. Vimos no texto que José era um homem justo e, portanto, após a conversa, ele queria secretamente deixar a garota ir. Isto é, sem publicidade, silenciosamente, de maneira pacífica.

No entanto, Deus tem seu próprio plano. Um anjo apareceu a José e disse palavras maravilhosas para ele, após o que o marido justo recebeu Maria e não a conheceu até que ela deu à luz. O anjo anunciou a José o nascimento do Bebê, a quem ele deveria chamar de Jesus - "o Senhor é nossa salvação". Aqui a essência do Natal é claramente visível - a salvação das pessoas de seus pecados.

No segundo capítulo do Evangelho de Lucas Diz-se que naquela época havia um censo e todos tinham que ir para o lugar de onde ele era. Provavelmente, esse evento não ocorreu no inverno pela simples razão de que as condições climáticas não permitiriam que muitos viajassem para sua localidade.

Além disso, o fato de os pastores que viram os anjos não poderem pastar as ovelhas na estação fria fala em favor do fato de que Jesus não nasceu no inverno. Durante este período, os rebanhos não foram expulsos para pastar devido ao mau tempo. Estranhamente, mas muito provavelmente, a data de 25 de dezembro, como o aniversário de Cristo, foi trazida pelos convertidos dos gentios. E a igreja, em vez de lutar contra tradições pagãs, ajudou-os a "cristianizar".

Seja como for, a data em si não é importante (afinal, isso é arbitrário), mas um evento que aconteceu há muitos anos: Cristo nasceu - o Messias, o Salvador, Aquele que se tornou o mediador entre Deus e o homem e por quem temos acesso ao Criador dos mundos.

Mas voltando à história bíblica. Maria, junto com José, foi para a casa de seu parentesco para o recenseamento - para Belém. Lá, no berço, devido à falta de espaço no hotel, Cristo nasceu e foi colocado em uma manjedoura para o gado. Seu nascimento para os outros foi imperceptível. Somente aqueles que em seus corações esperavam mais do que qualquer outra coisa ver o Messias, aqueles em cujos corações havia um lugar para a fé poderiam testemunhar este evento maravilhoso.

Os pastores pastorearam seu rebanho. À noite, o anjo do Senhor apareceu para eles e a glória de Deus brilhou sobre eles. Como poderíamos responder à presença de anjos? Está escrito, os pastores ficaram muito assustados. Não é de admirar. A noite está quieta, as estrelas estão no céu e de repente a hoste do céu clama: "Glória a Deus na paz mais elevada e na terra, boa vontade nas pessoas."

Mas o anjo disse aos pastores: “Não temais, declaro-vos a grande alegria que será para todas as pessoas, pois agora nasceste na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor”. Então os pastores ouviram sobre o sinal, que encontrariam o bebê deitado na manjedoura.

Surpreendentemente, as primeiras pessoas que ouviram as boas novas foram pessoas comuns cujo trabalho não era muito valorizado pelos judeus. Não os fariseus - os mais justos do povo, nem reis, nem nobres, mas pessoas comuns que esperam pelo Salvador e crêem na Palavra de Deus.

Isso mostra claramente o significado e a essência do Natal: ter fé, embora com um grão de mostarda, para que você possa receber o que pede. Cristo nasceu para nos salvar não através de nossas boas obras, mas através da fé. Crença que Ele é e dá àqueles que procuram.

A fé dos pastores produziu uma ação. Eles correram para Belém e, tendo encontrado o Bebê lá, curvaram-se para Ele e, retornando, anunciaram a todos sobre o maravilhoso evento que aconteceu à noite.

Os sábios do Oriente ficaram honrados em ver o recém-nascido Jesus. É seguro dizer que essas pessoas estavam procurando por Deus. Eles estudaram os corpos das estrelas, as leis do universo. Em tudo eles viram a Mão do Criador e, portanto, lendo as escrituras, acreditaram na vinda do Salvador do mundo e esperaram por Ele.

Os sábios viram uma estrela no Oriente e a seguiram em busca de um bebê para a adoração. Foi tão agradável para Deus que eles se encontraram com o rei Herodes. Herodes ordenou aos magos que descobrissem a época em que Jesus deveria nascer para, supostamente, adorá-Lo.

Os sábios tiveram uma revelação de Deus para não retornar ao governante. Herodes foi ridicularizado e, com raiva, ordenou que destruísse todos os bebês em Belém e arredores até dois anos. José, Maria e o Bebê estavam longe daquele lugar naquela época. Em um sonho, Joseph recebeu a revelação de fugir para o Egito.

Choro e grito encheram a terra. Os primeiros a sofrer por Cristo foram os filhos inconscientes. Foi sobre eles que Cristo disse: "Pois tal é o reino dos céus". Com nossas mentes limitadas, não somos capazes de entender os caminhos de Deus. Portanto, ficamos com medo de reclamar.

A estrela levou os Magos ao local de nascimento de Cristo. Eles lhe trouxeram presentes preciosos: ouro, incenso e mirra. O ouro é verdadeiramente um presente real, um símbolo de que Cristo é Rei e Deus.

Resina odorosa - o incenso simboliza a pureza do coração. Este presente foi trazido a Jesus como o Sumo Sacerdote.

Esmirna é o tipo do Sacrifício Perfeito que Jesus ofereceu pelos pecados do mundo. Esse sacrifício é o próprio Senhor.

Refletindo sobre essa verdade, surge a pergunta: por que precisamos de um sacrifício? A resposta é dada nas Escrituras: "Sem derramamento de sangue não há perdão". Como no mundo físico existem leis, então existem leis no mundo espiritual. Este é um deles.

No tempo do Antigo Testamento, por seu pecado, o homem teve que derramar o sangue de um animal. Mas mesmo ela não podia satisfazer a santidade de Deus. Então o Criador em Seu amor pela humanidade caída enviou Seu Filho para nascer neste mundo, para ser crucificado e ressuscitado.

A essência do Natal - veio a morrer por pecados humanos. Para nós, para você e para mim, ou em vez de você e eu. Concebido do Espírito Santo, na carne - homem, no espírito - Deus.

Tradições como uma tentativa de refletir a essência do Natal

A igreja oficial e os crentes começam o feriado com antecipação. É costume manter o post. Esperar simboliza um presente espiritual.

Depois disso, começa a chamada aproximação natalícia - véspera de Natal, quando eles preparam um prato especial. Neste momento, é necessário se preparar para a confissão e comunhão, para sintonizar a celebração do Natal.

Um atributo indispensável da celebração é o abeto, simbolizando a vida eterna concedida em Cristo, e a estrela, como um ornamento do topo da beleza da floresta, lembra a Estrela de Belém, que levou os Magos ao Bebê.

E finalmente, os presentes que damos uns aos outros também ajudam a lembrar os eventos de Natal, quando os sábios trouxeram ouro, incenso e mirra aos pés de Jesus.

Por que conhecer a essência do Natal?

Saber o propósito da vinda de Cristo a este mundo é necessário e importante. É importante não apenas passar tradições e ritos para a geração futura. É vitalmente necessário transmitir àqueles que irão atrás de nós o verdadeiro significado do Natal, incentivar as crianças a ler e estudar a Bíblia, a buscar a verdade, a refletir, a perceber em tudo o que nos rodeia com a mão de Deus.

A essência do Natal é uma boa notícia

O principal objetivo do nascimento de Jesus pode ser formulado da seguinte maneira:

• para nos redimir

• para restaurar ou reviver-nos

• reconciliar-se com Deus

Resumindo tudo isso, vale ressaltar que a essência do Natal é uma boa notícia. As notícias que uma vez o Salvador veio a este mundo, através das quais o acesso a Deus ainda está aberto, através do qual temos o direito de olhar para o céu e dizer: “Pai, por amor de Jesus, perdoe-me e aceite, e quando vier o tempo me leva ao seu reino ".

Como transmitir a essência do Natal para as crianças?

Em antecipação ao feriado, é importante ler a história do nascimento de Jesus para o bebê. Esta é a principal coisa a fazer. Simples e inteligível com o exame das imagens para revelar o significado do Natal.

Alguns aspectos a considerar:

1. Muitos anos antes do nascimento do Messias, os profetas do Antigo Testamento profetizaram sobre este evento.

2. Sem o perfeito sacrifício, tornou-se impossível satisfazer a santidade de Deus.

3. Maria e José eram pessoas justas.

4. Devido à falta de espaço no hotel, Mary teve que dar à luz em um estábulo entre as ovelhas e bois, e, tendo enrolado, colocou o bebê em um alimentador de gado.

5. O Filho de Deus nasceu em uma caverna miserável, e não em um palácio, de modo que a pessoa mais “sem valor”, a maior pecadora e a mais pobre pudesse vir a ele.

6. Os pastores foram os primeiros a ouvir as boas novas. Eles se apressaram em se curvar ao recém-nascido porque acreditavam.

7. Os sábios do Oriente procuraram e acharam. Quando você pesquisa, você sempre encontra.

Além disso, você pode criar uma atmosfera especial de férias. Compre fotos que retratem o Casal Sagrado, ligue a música de Natal, dê uma oportunidade para assistir a um desenho animado sobre o nascimento de Jesus. Tudo isso ajudará a transmitir à criança a essência do Natal.

Tradições e rituais em si não são tão importantes como é importante ter respeito e reverência por aqueles que voluntariamente vieram a este mundo para expiar o pecado. Agora não há necessidade de sacrificar um animal por todo pecado. Cristo se deu para que pudéssemos, na simplicidade de nossos corações, se pecarmos, dizer: "Senhor, por amor de Teu filho, perdoa-me e dá-me força para fazer o que ensinas."

Esta é a essência do Natal - o Salvador dá as roupas da justiça a todos que desejam, que crêem em Seu sacrifício expiatório. Para todos, Cristo pode se tornar um Salvador pessoal. Se eu realmente quero isso.

Pin
Send
Share
Send